sábado, 31 de março de 2012

COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças humanas e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. A grande diferença entre Educação Física e desporto/esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas. Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinonimas.Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades. Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição, exemplo: futebol profissional.
  
ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

EXERCICIO FÍSICO
Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada

ESPORTE/ DESPORTO
      Esporte ou Desporto é todas as formas de atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visam a usar, manter ou melhorar a aptidão física e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. Centenas de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipas ou individualmente.

BIBLIOGRAFIA 

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte

quinta-feira, 29 de março de 2012

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO

TREINAMENTO FÍSICO

Para um bom aproveitamento nos treinos físicos, todos nós sabemos que organização e planejamento dos treinamentos são necessários. Entendermos cada período e objetivo de cada fase do treinamento é vital para conseguirmos alcançar novos objetivos. Existem sete leis que regem o treinamento, são elas:

1 - Princípio da Especificidade
     Os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga. Isso quer dizer que para adaptações musculares, articulares, desenvolvimento motor e melhora do sistema de energia, você deve estimular seu corpo com o próprio exercício da modalidade esportiva escolhida.

Por exemplo: para desenvolver o máximo de condicionamento físico no futebol, o treinamento deve ser feito de acordo com as características do futebol.

2 - Princípio da Adaptação
Com a atividade física o corpo se adapta ao esforço e sobrecarga adicional aumentando sua força ou função. Com o treinamento, as células do nosso corpo sofrem danos, ou seja, ficam mais fracas e debilitadas depois de cada treino.

Após esse estímulo do treino, nosso corpo começa o processo de adaptação ao estímulo do qual sofreu. O objetivo é criar subsídios necessários para quando houver o próximo estímulo o corpo estará mais preparado, mais forte. Esse estado é chamado de Supercompensação.

3 - Princípio da Sobrecarga
Sobrecarga é a aplicação de um estímulo causando estresse com demanda maior do que o normal sobre o sistema fisiológico ou sobre um órgão, resultando num aumento ou função dos mesmos.

Se você estimular seu corpo com atividades com o mesmo volume e intensidade, seus músculos e sistema cardiorrespiratório sofrerão pouca ou nenhuma adaptação. Contudo, se você gerar um estresse físico maior, ou seja, aumentar o volume e/ou intensidade dos treinos, seu corpo irá criar condições de adaptar-se ao estímulo novo, ficando mais forte para suportar o maior estresse.

4 - Princípio da Progressão
A sobrecarga deve aumentar de maneira gradual e sistemática, a fim de dar tempo para as adaptações fisiológicas e evitar lesões ou fadiga. Quando os músculos e sistema cardiovascular se acostumarem ao estímulo aplicado, ou seja, se adaptarem a sobrecarga estipulada, é hora de aumentá-la, aumentando o estímulo, gerando novas adaptações fisiológicas.

5 - Princípios da Reversibilidade
Quando há interrupção dos treinos, o corpo volta ao estado de condicionamento pré-treino. Esse é o princípio do treinamento mais cruel, pois se faltar estímulo, você perde condicionamento rapidamente. Quanto mais treinado o indivíduo, maior é a perda pela falta de uso.

O corpo humano procura a maneira mais fácil e que gaste menos energia para se manter, em geral a proporção de perda é de 3 para 1.

6 - Princípio da Variabilidade Quando se varia o volume, intensidade e estilo de treino, obtem-se maior equilíbrio muscular e forma física. Além do fator motivacional, variar os estímulos gera um condicionamento físico mais completo.

7 - Princípio da Individualidade Biológica
Pessoas diferentes, têm respostas diferentes ao estímulo de treinamento. Cada pessoa possui características individuais, sendo assim, o treinamento físico que serve para uma pessoa não necessariamente serve para outra. Além das características pessoais, devem levar em conta também os objetivos e necessidades de cada um.

TÉCNICA ESPORTIVA
A técnica desportiva é definida como o domínio completo das estruturas motoras econômicas de exercícios esportivos , considerando o resultado máximo a ser atingido nas mais difíceis condições da competição. Uma técnica defeituosa impedirá que o atleta coloque suas potencialidades físicas (força, flexibilidade, resistência , etc.) crescentes a serviço de uma "performance" específica superior.

TÁTICA ESPORTIVA
            É qualquer elemento componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir a meta desejada num objetivo qualquer. Ou seja, a estratégia é o todo e a tática é a parte desse todo.
Princípios da tática:
·         A tática deve ser trabalhada e construída em processos progressivos, por exemplo, realizando exercícios sem a presença dos adversários, com os adversários passivos, com participação ativa dos adversários em situações reais da partida.
·         A compactação e a aproximação dos setores pelos jogadores.
·         A distribuição correta nos setores e lados.
·         A prioridade é passar a bola para o jogador mais próximo, evitando passes longos.
·         Sentido de triangulação - ajuda mútua.
·         Enfatizar e conscientizar sobre o "padrão" e não jogada.
·         Envolver todos os jogadores no treinamento de uma ação tática, no qual cada um terá uma função e movimentação, independente do setor ou lado que estiver se desenvolvendo a ação.

BIBLIOGRÁFIA 


FONTE: