terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CAPACIDADES MOTORAS


   Capacidade motora é um traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas. Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Por exemplo: todos nascemos com um potencial para desenvolvermos a força, ou a resistência. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não podem ser quantificadas não se pode afirmar até onde um indivíduo pode desenvolver a velocidade ou a flexibilidade, por que, para atingir o potencial individual, existem muitos fatores a considerar. As capacidades motoras podem ser divididas em:
·         Capacidades motoras condicionais
·         Capacidades motoras coordenativas

 

 

CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS

 

São fundamentadas através da eficiência do metabolismo energético. São determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia isto é os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos – força , velocidade, flexibilidade e resistência.

 

Velocidade

Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima e com duração não superior a 6/8 segundos.

 

Força

É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta possiblita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar...
Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específicas – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade.

 

Resistência

Capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica e pricipalmente da física.
Geral - quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cárdio respiratório.
Local - quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total. É determinada pela resistência geral pela força e capacidade anaeróbica.

Flexibilidade

Capacidade que o atleta tem para executar ao longo de toda a amplitude articular movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar das forças externas.
Geral – consiste na amplitude moral de oscilações de articulações especialmente nas principais articulações.: ombro anca e coluna vertebral.
Específica – consiste na amplitude necessária para a realização de movimentos específicos de cada modalidade.

CAPACIDADES MOTORAS COORDENATIVAS

As capacidades coordenativas são capacidades determinadas essencialmente por componentes onde predominam os processos de condução nervosa isto é elas possuem a capacidade de organizar e regulamentar o movimento constituindo-se portanto na base para a aprendizagem a execução e domínio dos gestos técnicos. Fundamentalmente na elaboração da informação e no controle de execução sendo desenvolvidas pelos analisadores...
  • Tácteis - Recolhem a informação sobre a pressão nas várias partes do corpo
  • Visuais - Recolhem a imagem do mundo exterior
  • Estáticos dinâmicos - Informam sobre a aceleração do corpo (particularmente a posição da cabeça) colaborando desta forma para a manutenção do equilíbrio
  • Acústicos - Por onde percebemos os sons e os ruídos
  • Cinestésicos - Por meio dos quais recebemos informações sobre tensões produzidas pelos músculos
BIBLIOGRÁFIA

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário