quinta-feira, 27 de outubro de 2016

EXERCÍCIO FÍSICO x ATIVIDADE FÍSICA

ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.
                                            
EXERCÍCIO FÍSICO
Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.



 Prática de atividade física também:
  • Melhora a autoestima e o desempenho sexual.
  • Diminui os riscos de depressão. 
  • Reduz o risco de infarto e doenças cardíacas.
  • Previne o surgimento de diabetes e AVC.
  • Fortalece as articulações, a musculatura e os ossos.

Mitos e verdades sobre atividades físicas
Mitos
Verdades
- Exercícios abdominais emagrecem.

Não é verdade. Sua função é tonificar e definir a musculatura do abdômen. A musculatura definida e ativa tende a gastar mais energia do corpo em repouso. Assim, a gordura corporal é reduzida gradativamente.
- Alongamentos são necessários antes dos exercícios.

Certíssimo. Eles preparam os músculos para contração e extensão de várias intensidades e as articulações para movimento de diversas amplitudes.
- Suar bastante faz bem para a saúde.
 Errado. A desidratação provoca perda de rendimento físico. Antes de uma atividade física prolongada, é recomendável fazer uma hidratação extra de 400 a 600ml, 20 minutos antes.
- É melhor utilizar roupas leves durante as atividades físicas – sim. Elas não inibem os movimentos. Ao fazer atividade física o corpo libera calor (calorias). Por isso é importante que as roupas facilitem a troca com o meio externo.
- Comer carne à vontade auxilia na reposição da energia.
 Não é bem assim. A proteína da carne é necessária na alimentação, mas carne em excesso pode sobrecarregar rins e fígado.
- Exercitar-se todos os dias é melhor para a saúde.
 Verdade. Exercícios feitos esporadicamente não condicionam fisicamente. Você pode fracionar o tempo disponível, de forma que pratique algo todos os dias. Por exemplo, se não pode fazer uma atividade por 30 minutos, divida este em 3 de 10 minutos.
- Não se deve tomar líquidos durante o exercício.

O corpo precisa, sim, de água para regular a temperatura interna e repor as perdas pelo suor.
- É preciso fazer alongamento depois dos exercícios também.

Certo. É preciso relaxar a musculatura contraída.

fonte: http://vidasaudavel.sesi.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário